quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Escovas alisadoras - Parte III

De todo o meu histórico nesse mundo aí, constatei o seguinte.

Primeiro, escova sem formal só com a tal da queratina, que os cabeleireiros gostam tanto de frizar, não dá o efeito liso desejado. Escovas do tipo, que usam outros componentes químicos que não a amônia e o formal, quando muita fazem hidratam o cabelo, o que obviamente diminiu um pouco do seu volume. Mas não, não alisam. Você sai Linda do salão, mas, ao lavar o cabelo em casa o máximo que consegue é o efeito placebo: seu cabelo não está mais liso, mas você acha que está porque foi ao salão e pagou pra isso.

Numa experiência recente fiz a tal da escova Africana. Meu Deus, simplesmente acabou com meu cabelo! Na verdade, eu saí do salão linda, lavei o cabelo em casa linda, mas, uns 15 dias depois meu cabelo voltou a nodular e eu percebi que ele estava mais fino, mais seco, enbaraçando mais, um horror! Resultado, tive que gastar horrores com hidratações e hidratações e fique revoltada.

Sendo assim, recomendo: não façam essas escovas! Você vai passar raiva e gastar dinheiro a toa, porque o procedimento é geralmente caro!

Segundo, escovas com formal, essas sim funcionam! Não é que o seu cabelo vai ficar de um dia pro outro liso, mas ele vai sim reduzir o volume e minizar as ondas. Lisão, lisão, naturalmente ele não fica não. Só que o alívio já é grande! Já pode deixar o cabelo secar ao vento sem medo de ser feliz. E se você quiser mesmo aqueeele liso, é só dar uma secadinha rápida e pronto. Praticidade total.

Obviamente, o efeito liso vai depender da quantidade de formal adicionada à formula. A questão é que há um limite para essa quantidade, estabelecido pelas agências sanitárias. Assim, sobre essas escovas há uma ressalva. Normalmente o primeiro resultado não é totalmente satsfatório, mas a medida que você vai fazendo com regularidade o resultado fica melhor.

Fiz várias vezes a escova com formal. Sempre gostei do resultado e sentia meu cabelo até mais hidradado, seja pelo formol ou por qualquer outra coisa adicionada à formula da escova. Mas, pra ser sincera, depois de alguns anos (anos mesmo) vi que ao contrario, meu cabelo estava ficando cada vez mais quebradiço e seco. Mesmo pintandoo cabelo, vi que essas questões todas era resultado das escovas. Pesqusei sobre o assunto e realmente, o formal dá esse efeito no longo prazo.

Sendo assim, fui procurar outro tipo de escova, sem formal, mas que funcionasse!

Descobri a escova com amônia. Essa não tem nome específico que eu saiba, é escova de amônia e ponto. No fim, a amônia é usada em alisamentos, mas, em formula adaptada corresponde a versao mais moderna, digamos assim, da escova progressiva.

Claro que antes de me metar nessa, pesquisei. Vi vários cabelos com essa escova, pintados e não pintados, cuidadados e não cuidados, e adorei todos os resultados que vi.

No meu cabelo, me surpreendi com o resultado! Cabelo liso e sem aprência de seco e acabado!

Fiz só até a metade do cabelo, porque meu cabelo nas pontas tá tão estragadinho (e agora também porque eu nem hidratar mais tô hidratando, confesso) que a própria moça do salão falou para eu não fazer até as pontas.

Enfim, esse post é mais pra dar uma esclarecidas sobre esse mercado de escovas alisadoras que tem por aí, com base na minha experiência. Acredite, eu já passei por tudo. Uma certa vez fiz uma escova tão porcaria que tive que cortar o cabelo de tão ressecado que ficou. Depois dessa passei a prestart mais atenção.

Por fim, um recado: olhe os cabelos feitos com a escova que você deseja fazer, não confie sem ver a prova; escova sem formal e sem amônia não funciona!

4 comentários:

  1. sei como é....fiz uma de chocolate...que nao alisou nada

    ResponderExcluir
  2. Menina vc entende mesmo de escova,heim!?

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz uma escova de amônia e foi a que realmente alisou meu cabelo rebelde! fiz no dia 23 de dezembro de 2009 e só agora é que tou precisando dar uma retocada na raiz.
    Ahhh... e tem mais, tinjo a raiz a cada 15 dias.

    ResponderExcluir
  4. nao é formal, é FORMOL

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails