sábado, 5 de junho de 2010

Que cheiro é esse?




Como boa curiosa que sou, sempre procuro tudo no Wikipédia,e é claro que sempre tem um que o ama e outro que o odeia, mas confesso que o acho muito útil!
Minha relação com perfumes é de amor e ódio.
Sou alérgica masantes de sair de casa misturo uns 2 ou 3 diferentes no copo! Não consigo passar um só e tenho pavor a ficar com cheiro de outra pessoa, sabe? Quando alguém comenta " nossa, esse perfume é igual ao de fulano"....aff, ninguém merece.
E nesse amor e ódio resolvi pesquisar no meu colega Wikipédia sobre perfumes!
Olha que legal:

Classificação pela Concentração

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):

  • Parfumeee (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
  • Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).

Principais Famílias Olfativas

As fragrâncias classificam-se em:

  • Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados"

    .
  • Florais Aldeí dos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
  • Fougère : elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira , por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
  • Orien tais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
  • Aldeídos Florai s: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Classificação


  • Notas de Saída (Cabeça)

A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.

Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

  • Notas de Coração (Corpo)

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

  • Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permance por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Confesso que eu sabia que era complexo, mas nen tanto!!!!!!!!!!!!
(fotos by google)

4 comentários:

  1. Eu tinha lido a respeito também pois amo perfumes! Não consigo usar só um, devo ter uns 20 frascos haha. Uso de acordo com meu humor!

    Obrigada pela visitinha no blog, volte sempre ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu quero o da Nina Ricci *.* uma delicia :D
    beijo*

    ResponderExcluir
  3. oii amei este post sobre perfumas... eu gosto de usar os mais fraquinho porque tenho alergia aos perfumes com cheiro muito fortes, mas memso assim de vez em quando uso e aguento os espirros depois...rrss
    beijão e venha me visitar quando puder!!!

    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho que sou a unica pessoa do mundo que odeia perfumes! sério... odeio fica empregnada de qualquer cheiro que seja! Acho que um banho bem tomado e um desodorante melhor que qq 'agua enlatada'! hiahuahauha Mas cada um do seu quadrado, né?!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails