segunda-feira, 21 de junho de 2010

Herpes Zoster

Estou fazendo esse post por motivos meio pessoais.
Minha tia está com Herpes Zoster, e estou vendo oquanto ela está sofrendo,e para mim, éra uma doença completamente desconhecida , então resolvi escrever esse post para esclarecer para outras pessoas o que vem a ser essa doença.

" Herpes Zoster é uma infecção de uma parte do sistema nervoso (ganglios da raiz dorsal) causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VZV). O herpes zoster resulta da reactivação do VZV que permanece latente no organismo desde que houve a infecção primária, que deu origem à varicela.
Manifesta-se através do aparecimento de lesões nas áreas cutâneas inervadas pelo nervo infectado pelo vírus.
O agente infeccioso é o vírus varicela-zoster (VZV) que é um vírus de DNA altamente contagioso.
Este vírus provoca duas entidades clínicas distintas: a varicela ou catapora e o herpes zoster.
A varicela é uma infecção omnipresente e extremamente contegiosa, é geralmente uma doença benigna na infância, caracterizada por erupção exantematosa vesiculosa.
Com a reactivação do VZV latente, o herpes zoster manifesta-se na forma de erupção vesiculosa nos dermátomos, geralmente associada a dor intensa.
O VZV é um membro da família dos herpes vírus, que compartilha características estruturais com outros membros, como o invólucro de lipídeos circundando um nucleocapsídeo com simetria isocaédrica, diametro total de aproximadamente 150 a 200 nm e ADN bica de localização central, com peso molecular de aproximadamente 80 milhões." (fonte)

"A dor dura de um mês após o episódio do zoster é denominada de neuralgia pós-herpética e ocorre em mais de 14% dos pacientes, especialmente naqueles acima dos 60 anos de idade. A maioria das neuralgias regride após um ano, com metade apresentando regressão após dois meses. Casos raros podem durar mais de 20 anos, e sabe-se de pacientes que cometeram o suicídio como resultado da dor aguda." (fonte)

Sim, é uma doença que dá dores muito fortes, minha tia chega a ter umas 10 crises de dor ao longo do dia, o que é agoniante não só pra ela, mas para todos nós, pois não há muito o que fazer....
É isso,queria apenas explicar como é....e confesso que estou com a cabeça tão cheia que ando sem animo pra postar.

2 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa doença.
    Desejo melhoras pra sua tia e força pra superar os problemas decorrentes da doença, não só pra ela, mas pra toda sua família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu passei por essa dor e ñ desejo nem para meu pior inimigo é uma dor agoniante,passei mais de uma semana chorando direto devido a dor que nos dois ultimos dias ñ saia nem mais lagrimas nos olhos!! peço a Deus q eu ñ volte a ter isso de novo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails