segunda-feira, 31 de maio de 2010

Participe

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

No Brasil, desde 1989 a data é celebrada sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde (MS), em parceria com as 27 coordenações estaduais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco, que orientam seus respectivos municípios. (Com informações do site do Governo do Estado)

RIO:
Mercadão de Madureira
Das 9h às 16h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental e distribuição de material educativo.

Shopping de Santa Cruz
Das 8h30 às 16h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental, exame bucal para rastreamento de lesões e encaminhamento para unidade. Também haverá atividade física, apresentação da academia carioca, promoção da alimentação saudável voltada para o tabagismo, promoção educativa e captação de novos casos de tuberculose. Além de ações de beleza para as mulheres que passarem pelo local.

Piscinão de Ramos
Das 8h às 17h será realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante e orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental. Também haverá atividade física com alongamento e caminhada, orientações para uma alimentação saudável, aferição de pressão arterial e dosagem da glicose capilar.

Estratégia de Saúde da Família Grotão (Chatuba)
Das 8h às 17h haverá peça de teatro realizada por ex-fumantes da comunidade, ação de saúde bucal com escovação e avaliação de lesão de boca, exposição de peças anatômicas de pulmão, feirinha de saúde e aferição da pressão arterial para captação de hipertensos.

Clínica da Família Zilda Arns (Complexo do Alemão)
Serão realizadas atividades em parceria com Avon, Senac, Faetec e AfroReggae.

Escola Municipal João Proença
Das 9h às 13h haverá distribuição de kits de saúde bucal, sensibilização para os malefícios do cigarro, atividades recreativas com parceria da Secretaria municipal de Esporte e Lazer e distribuição de material educativo.

Shopping Nova América (Del Castilho)
Das 10h às 17h a ação contará com pontos de informação sobre o tratamento do tabagismo, com encaminhamento de pacientes para unidades de saúde e dosagem de monóxido de carbono no organismo com o monoxímetro. Até 2 de junho, haverá orientação das práticas saudáveis, atividade física e alimentação e avaliação do Índice de Massa Corpórea. Uma equipe de saúde bucal dará orientações para autoexame e higiene da boca e quem passar pelo local poderá ter a pressão arterial aferida. Será oferecida assistência para casos de violência contra a mulher, com referências de atendimento e acolhimento e orientações sobre os direitos e benefícios da mulher. O evento, organizado pela coordenação de saúde da região do Méier e adjacências, também contará com apresentações de cantoterapia, capoeira, dança de salão, artesanato e do grupo AfroReggae.

SP:

Três hospitais estaduais e do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) vão unir forças contra o cigarro nesta segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. Eles estarão no Conjunto Nacional, em plena avenida Paulista, alertando a população sobre os riscos do cigarro e medindo os níveis de contaminação de fumantes por monóxido de carbono.O Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria, também programou uma comemoração em seu complexo para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco 2010. Das 11h às 14h, a concentração será na Praça da Esperança, localizada em frente ao Prédio da Administração do HC, onde fumantes e ex-fumantes poderão realizar, gratuitamente, o teste de monoximetria - que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo.O Programa Plante Saúde HC também promoverá atividades físicas na Praça e distribuirá panfletos educativos pelos Institutos do Complexo. A exposição de um boneco, no Instituto do Coração (Incor), mostrando o impacto do monóxido de carbono nos pulmões é outro destaque da programação.

ES:

Atividades educativas alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, fazem parte do Programa de Controle de Tabagismo da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), nesta sexta-feira (28), em Vitória. A ação é em parceria com a Prefeitura de Vitória, no Parque Pedra da Cebola, de 9h30 às 12h.
Durante as atividades, o Grupo de Teatro da Polícia Militar fará uma encenação sobre o tema 'Os Malefícios do Tabaco'. Além disso, serão passadas orientações gerais e distribuídos folhetos educativos. Haverá também sorteio de brindes, medição de pressão arterial e atividade física (alongamento com um professor de educação física).

(fontes by google)


2 comentários:

  1. Há mais ou menos um mes, venho tentando largar o cigarro. Já to a 10 dias ininterruptos sem fumar, êee!

    Bacana esse post!

    Um beijo


    ResponderExcluir
  2. Olá!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.

    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails