sábado, 24 de abril de 2010

De aeroportos...a Viagens!

Bom dia!
Trabalho no aeroporto de Vitória e decidi por mais uma postagem! E dessa vez, temática!
Trabalho no Aeroporto e durante a jornada de trabalho, nos deparamos com várias situações que poderiam ser evitadas se o passageiro se preparasse para a viagem e tivesse um conhecimento prévio das normas de aviação, da infra-estrutura aeroportuária e das companhias aéras!
Vamos num passo-a-passo para fazer uma viagem legal, sem problemas de perda de vôo por um ou outro motivo!
1° - Conheça o número, a companhia e o horário correto do seu vôo: Isso tudo, ajuda a você se preparar e chegar com a antecedência exigida pelas companhias! Se vc compra uma passagem para o Rio de Janeiro, às 8:30, significa que o vôo parte do solo nesse horário! Mas que você deve apresentar-se ao checkin uma hora antes ( ou seja, às 7:30 ) e que é necessário estar na sala de embarque com 30 minutos de antecedência! No caso de vôos internacionais, o tempo ideal para apresentar-se ao checkin são duas horas antes do marcado em seu bilhete.
Ainda, é de suma importância que você tenha em mãos anotado ou impresso o seu localizador já que o sistema de algumas companhias não consegue localizar o passageiro apenas pelo nome e sobrenome!@_@
E em caso de lugares que possuam mais de um aeroporto, tenha conhecimento para qual você vai seguir! E se possível, fale essas informações para o parente ou a pessoa que irá procurar por você no destino! =)
2° - Documentos: Pessoal, os documentos para embarque nacional e internacional é uma coisa muito séria! Primeiro, é necessário apresenta-los no checkin E na sala de embarque ( de acordo com a resolução 130 da ANAC) e consistem em documentos com foto: Carteira de Identidade ou de Habilitação, Carteira emitida por conselho profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte. No caso de vôo internacional, é necessário o Passaporte ou documento legal aceito pelo país de destino ( para mais informações, consulte a Policia Federal ), e o Visto (caso seja exigido pelo país).
Para crianças e adolescentes: Em alguns casos de viagem nacional é aceita a certidão de nascimento mas como depende da idade e do acompanhamento, é bom consultar com antecedência o Juizado de Menores!
3° - Bagagem!!- É muito bom viajar e fazer compras, mas na hora de voltar e precisar pagar excesso de bagagem não é nada legal =/ ( a menos que vc já esteja esperando isso). Então, para não ser surpreendido, fique atento à quantidade de peso limite por pessoa! “A franquia de bagagem é definida por critérios de segurança, para atender o peso máximo de decolagem do avião” (INFRAERO, Hora de viajar). Para vôos domésticos, adultos ou crianças, tem direito de despachar até 23kg em um ou mais volumes; porém no caso de vôo internacional, a quantidade limite varia de acordo com o país de destino e a companhia aérea, portanto informe-se antes! =)
No caso animais domésticos, é cobrado uma tarifa extra, então se o Totó ou a Mimi vai viajar com você, contate a companhia aérea para saber os documentos exigidos e o valor da franquia =P
Como são muitas coisas, vou deixar alguns telefones super úteis ( em Vitória) para você tirar duvidas que possam surgir sobre aeroportos, vôos e companhias aéras e fazer a melhor viagem da sua vida! =P
Infraero – 27 32356300
Juizado de Menores no aeroporto –27 33273844

Bom, é isso, espero que tenham aproveitado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails