segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ano sabático


Sou uma leitora assídua da Ig, e sempre vou no Delas (parte dedicada a mulher) e encontro coisas muito interessantes.
Como já comentei aqui, vou tirar um tempinho para mim, ficando um ano na Irlanda...então ultimamente ando lendo tudo relacionado a intercâmbio ou viagens...
Acabei achando essa reportagem falando do Ano Sabático, que seria uma pausa de um ano no trabalho (ou escola,ou curso...) e como é importante essa pausa (sugiro que leiam a reportagem, é muito boa).
Mas antes de tirar uma pausa pra você, acho legal pesar em algumas coisas...
  1. Você PODE tirar esse um ano de folga? Não é todo mundo que pode tirar um ano pra relaxar ou mudar o foco, é necessário da uma checada nas suas prioridades...além de ver também se o seu companheiro ou filhos (caso tenha) concordam e vão te acompanhar.
  2. Como anda o lado financeiro? Viajar é caro, vamos ser sinceros...será que você está com disposição de gastar sua poupança?Ou será que vale a pena pegar um emprestimo?Eu ainda acho melhor se organizar e pagar parcelas antes da viagem, e ir tranquila...
  3. Qual é o seu objetivo nesse ano? Legal, você decidiu tirar um ano de folga...mas e ai? O que você vai fazer nesse ano? Estudar um idioma, trabalhar fora pra obter uma experiência, ou mesmo fazer uma especialização são boas opções. Algumas agências de intercâmbio podem te ajudar como:
  • World Study: Oferece opções para quem deseja trabalhar fora (work experiencee au pair),estudar fora (ensino médio, universidade ou mestrado, além de cursos de idiomas),ou até mesmo para quem deseja receber intercambistas.
  • IE: Oferece opções para quem deseja trabalhar fora (Work experience),estudar fora(cursos de idiomas e High School),e cursos para executivos.
  • CI: Oferece opções para quem deseja estudar fora (cursos de idiomas, High School, cursos profissionalizantes ou universidades), e trabalhar fora( au pair, trabalho voluntário, work experience e estágios)

É sempre bom lembrar que viajar é uma delícia, mas não é barato nen fácil....organização e foco são necessários para uma viagem tranquila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails