domingo, 11 de julho de 2010

Maxi bolsas

Eu passo o dia todo fora de casa, e consequentemente preciso carregar MUITAA coisa, que vai desde material escolar (das 3 nas quais eu estudo) artigos de higiene pessoal, e aquelas coisinhas básicas que toda mulher tem na bolsa e que não consegue viver sem....

Por esse motivo opto sempre por bolsa grande, que apesar de ser prática na hora de carregar tudo, muita das vezes passa do peso ideal, e tem sempre alguem me falando que isso vai acabar me fazendo mal, que resolvi pesquisar.
(uma que eu uso muitooo é essa daí, porém com vermelho onde é azul)


"A maxibolsa pode trazer sérios problemas ao corpo, sobretudo, a coluna. Com mais de trinta e até cinquenta centímetros, o acessório favorece o exagero, ou seja, leva a mulher a transportar um peso maior do que o recomendado. Como resultado, o que parece prático pode se transformar em um enorme risco à saúde. A bolsa muito pesada pode provocar dores nos ombros, inflamação nas costas e – o pior – problemas na coluna. O corpo de um adulto pode carregar, no máximo, o equivalente a 10% do peso. Entre os vários riscos destaca-se os problemas de postura e um possível processo inflamatório. O excesso de peso é responsável por doenças na coluna como escoliose (desvio da coluna vertebral, que pode ser cervical, toráxica ou lombar), lordose (aumento da curvatura lombar) e a sifose, conhecida popularmente como corcunda – quando a pessoa joga os ombros para frente. A degeneração da coluna é resultado de vários fatores como genética, hábitos de vida, atividade física, obesidade, sobrecarga na coluna, entre outros. A sobrecarrega na coluna lombar pode acelerar o processo degenerativo.
E tudo isso pode ser evitado, controlando o peso e o tempo que se permanece com o acessório, portanto, fique atento.

Anote 10 dicas básicas:

1. Deixe a bolsa mais leve! Tire da bolsa os livros, cadernos e papéis; opte por transportá-los em pastas.
2. Tire a nécessaire e carregue a maquiagem, absorventes e escovas em uma valise – que pode ficar, inclusive, no carro ou no escritório.
3. Deixe na bolsa somente o que é realmente necessário.
4. Leve uma sacola à parte com o lanche.
5. Faça uma “faxina” regularmente na bolsa para retirar o que não precisa mais.
6. Leve somente o que vai usar naquele dia!
7. Mude frequentemente a bolsa de ombro. Também pode segurá-la pela mão durante algum tempo.
8. Para deixar a coluna em ordem e fortalecida para carregar as maxibolsas, recomendo a prática de exercícios físicos, no mínimo três vezes por semana. Nunca esqueça de se alongar antes e depois da atividade. O aquecimento no início prepara o corpo para as tarefas e, no final, relaxa.
9. Atenção para quem está acima do peso. A obesidade – ou sobrepeso – são em si prejudiciais à coluna.
10. Não carregue peso desnecessário, além da bolsa.

Fonte: Fabio Ravaglia – ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp"

pesquisa feita no site ciência e vida

Infelizmente pra mim essas dicas não funcionam tão bem assim.... quando não estou com a maxibolsa da pulca, estou com uma MEGA mochila.. mas enfim, não tem jeito neh!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails