foto em homenagem à todas as mulheres que tiveram que fazer a mastectomia.
O câncer de mama ocorre quando as células neoplásicas deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rapidamente e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal (câncer que ataca os ductos mamários). Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito frequentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
O câncer, assim como outras doenças, não dói. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama. O câncer da mama pode apresentar diversos sintomas:
Nódulo indolor no seio.
Endurecimento da mama ou debaixo do braço;
-Mudança no tamanho ou no formato da mama;
-Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
-Secreção contínua.
-Retração da pele da mama ou do mamilo;
-Inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.
O câncer de mama, quando no início, pode ser tratado antes que se espalhe, quando as chances de cura são maiores, os tratamentos menos agressivos e não mutilantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário